Que tal começar a pensar no seu futuro e de sua família?
Nossa equipe de advogados especialistas pode te ajudar!
A pandemia nos ensinou muitas coisas, uma delas é que o futuro é incerto. Pensando nisso que tal começar a planejar o seu futuro, pensando no bem de sua família?
O planejamento sucessório pode ser uma ótima solução para você, ele consiste em medidas jurídicas com o objetivo de evitar conflitos familiares e até auxiliar no impacto tributário com a transmissão da herança.
Uma das formas de se fazer o planejamento é através do testamento. Será que o testamento é o tipo de planejamento sucessório melhor para você e sua família? Entre em contato conosco e descubra.
Vantagens de fazer um testamento:
1 – Segurança aos herdeiros
Entre os muitos motivos para se fazer um testamento, o primeiro deles é garantir segurança aos herdeiros. Isso porque, sendo o testamento feito da forma correta, ou seja, respeitando a divisão de cada herdeiro, a segurança jurídica prevalecerá e todos saberão o que lhe será destinado.
É muito difícil anular um testamento feito nos limites da lei, pois a discussão será em vão, a menos que os herdeiros possuam provas de que foram efetivamente prejudicados. Contudo, a ideia de um testamento nos limites da lei é não prejudicar nenhum herdeiro.
2 – Evitar brigas na família
O primeiro motivo, que é a segurança aos herdeiros, leva ao segundo motivo: evitar brigas na família. Conforme explicamos, se o testamento seguir exatamente o que dispõe a lei, sem atingir a legítima, ou prejudicar nenhum herdeiro, além da segurança jurídica a todos, também evitará brigas na família. Sabemos que a morte é um momento delicado e ninguém quer que os herdeiros vivam em guerra entre si, então a disposição em vida sobre destino dos bens, feita corretamente, permitirá uma sucessão menos traumática entre herdeiros.
3 – Herdeiros sabem exatamente todos os bens deixados no testamento
O terceiro motivo, mas não menos importante, que está ligado com todos os motivos acima, é que os herdeiros sabem exatamente todos os bens deixados. Claro que, para os herdeiros saberem de todos os bens, depende da modalidade de testamento que você escolher, isso porque eles não são obrigados a saber individualmente de todos os bens deixados, depende exclusivamente da sua vontade. Porém, os herdeiros sabendo da existência de todos os bens, além de facilitar na hora da divisão, caso um dos herdeiros já em vida transpareça alguma indagação, é possível mudar o testamento ou seguir com ele dessa forma, deixando os outros herdeiros cientes de que pode haver algum litígio. Mais do que se preparar para um litígio, os futuros herdeiros terão conhecimento de todos os bens deixados por você, não farão buscas em nenhum Cartório, evitando custos desnecessários e longa demora.
4 – Com o testamento, prevalece a sua vontade após a morte
O testamento é um documento onde você decide em vida como ficará a divisão dos seus bens quando vier a óbito. Portanto, define com quais bens seus herdeiros necessários ficaram, além de poder acrescentar eventuais herdeiros à partilha. Dessa forma, a depender de como você dividir os bens, a sua vontade prevalecerá após a morte! Acreditamos que esse é o ponto principal de realizar um testamento, dividir os bens de acordo com a sua vontade, claro que sempre respeitando a legítima.